sábado, 6 de dezembro de 2008

Projeto de Pesquisa:Análise das Possibilidades de Mutação da Civilização Global nos Aspectos Tangentes da Educação à Distância versus Educação Formal

Tema: Análise das Possibilidades de Mutação da Civilização Global nos Aspectos Tangentes da Educação à Distância versus Educação Formal.


1.Introdução

O desafio de uma nova tecnologia na área de educação se contrapõe ao paradigma do ensino tradicional, das resistências culturais (preconceitos), das condições sócio-econômicas que determinam um acesso limitado a esta nova modalidade de ensino.
Este trabalho defende o argumento de que ambas as modalidades de ensino podem se integrar numa comunhão de métodos e técnica de ensino que favorecem a aprendizagem de uma forma integrada na sociedade atual.

Colocação do Problema

O Ensino tradicional de certa forma possui certo comodismo no que se refere à falta de experimentação constantes, quando muito a evolução se deu de forma acentuada, perpassada por estudos seqüenciais onde o conhecimento surgia de uma forma compassada e as vezes até sem uma ruptura de paradigmas que pudessem evidenciar as novas mudanças.
Diante do que foi exposto faz-se a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as possibilidades de mutação da civilização global em relação aos aspectos da Educação à Distância versus à Educação Formal.

1.1 Objetivos

1.1.1 Objetivo Geral

- Identificar as possibilidades existentes de mutação na sociedade global referentes aos aspectos da educação à Distância versus Educação Formal.

1.1.2 Objetivos Específicos

- Levantar informações sobre a forma de se trabalhar a educação formal na atualidade.
- Levantar informações sobre a forma de se trabalha a educação à Distância na atualidade.


1.2 Justificativa

Conhecer a forma como se estar caminhando o ensino de um modo geral é fundamental para estabelecer considerações acadêmicas e técnicas de trabalho que venham melhorar a evolução interdisciplinar do ensino à distância e formal no Brasil.
Desenvolver pesquisas focando este tema pode contribuir para a evolução do ensino de forma que a mutação da civilização global atenda um desenvolvimento único interdisciplinar entre estas duas modalidades de ensino tão importantes para a sociedade no contexto atual.


2.Referencial Teórico

2.1 Civilização Global.
2.2 Educação a Distância
2.3 Educação Formal
2.4 Mutações da Civilização Global no Ensino


3. Cronograma

06.12.2008 – Redação do Projeto
07.12.2008 – Editar no Blog
10.12.2008 – Análise do Projeto
11.12.2008 – Avaliação do Projeto

4.Orçamento

Orçamento total compreendendo R$ 2.000,00 (Dois mil Reais) para despesas de material, transporte e pessoas.


5. Referências Bibliográficas

www.eca.usp.br/prof/morin/dist.htm
http://www.youtube.com/watch?v=08rVXi55yjE&eurl=http://sites.google.com/site/joaojosefonseca/tarefas
http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n131/a1437131.pdf
http://blogs.universia.com.br/professordefilosofia/2008/03/09/educacao-formal-e-nao-formal/
http://animarparaeducar.blogspot.com/2007/03/educao-formal-no-formal-e-informal.html

Casamento versus Empresa

Veja como a contabilidade faz parte de sua vida e como ela é simples!!!


Casamento X Empresa
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A evasão na educação a distância será motivo de preocupação? Como combater?


O estudo da evasão no ensino a distância é uma preocupação constante, tanto do professor tutor, do professor conteudista, como da instituição como um todo. A maior pergunta é como manter a motivação de um aluno do qual pouco conhecemos? Como sabemos ou percebemos sua falta de interesse?
Seria falta de interessse apenas o simples fato de não acessar constantemente a plataforma, ou este aluno é apenas um empresário, trabalhador, muito ocupado e que só dispõe de um tempo mínimo de uma hora para suas leituras? Seria um aluno que tem pouco conhecimento das tecnologias disponíveis? Seria alguém que não entende bem o conceito de ensino a distância e que precisa se comunicar pela plataforma?
Como não temos a visualização deste temos que perceber seu comportamento por meio dos acessos, resposta dos exercícios, etc.
Motivá-los, creio que o maior ponto será como poderemos ajudá-los se formos restritos em conhecimento da matéria tecnologias!!!

Estudiosos, como Fávero, Paulo Freire, apontam que num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde ocorre diálogo entre educadores e educandos e entre estes, é possível observar que o percentual de evasão diminui. No diálogo há construção de conhecimento tanto por parte do educador como do educando e esta construção deve ser contínua com o acompanhamento de perto por parte do tutor. Não deve haver impessoalidade entre o tema desenvolvido e o interesse do aluno. O tutor deve buscar uma relação entre o tema de estudo e a experiência prática de forma a buscar a motivação no aprendizado.


A evasão na educação a distância será motivo de preocupação? Como combater?


O estudo da evasão no ensino a distância é uma preocupação constante, tanto do professor tutor, do professor conteudista, como da instituição como um todo. A maior pergunta é como manter a motivação de um aluno do qual pouco conhecemos? Como sabemos ou percebemos sua falta de interesse?
Seria falta de interessse apenas o simples fato de não acessar constantemente a plataforma, ou este aluno é apenas um empresário, trabalhador, muito ocupado e que só dispõe de um tempo mínimo de uma hora para suas leituras? Seria um aluno que tem pouco conhecimento das tecnologias disponíveis? Seria alguém que não entende bem o conceito de ensino a distância e que precisa se comunicar pela plataforma?
Como não temos a visualização deste temos que perceber seu comportamento por meio dos acessos, resposta dos exercícios, etc.
Motivá-los, creio que o maior ponto será como poderemos ajudá-los se formos restritos em conhecimento da matéria tecnologias!!!

Estudiosos, como Fávero, Paulo Freire, apontam que num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde ocorre diálogo entre educadores e educandos e entre estes, é possível observar que o percentual de evasão diminui. No diálogo há construção de conhecimento tanto por parte do educador como do educando e esta construção deve ser contínua com o acompanhamento de perto por parte do tutor. Não deve haver impessoalidade entre o tema desenvolvido e o interesse do aluno. O tutor deve buscar uma relação entre o tema de estudo e a experiência prática de forma a buscar a motivação no aprendizado.



A comunicação é que traz sentido a vida das pessoas, como salienta Paulo Freire:

“Não há comunicação sem dialogicidade e a comunicação está no núcleo dofenômeno vital. Nesse sentido, a comunicação é vida e fator de mais-vida. Mas, se a comunicação e a informação ocorrem ao nível da vida sobre o suporte, imaginemos sua importância e, portanto, a da dialogicidade, na existência humana no mundo. Nesse nível, a comunicação e a informação se servem de sofisticadas linguagens e de instrumentos tecnológicos que “encurtam” o espaço e o tempo. A produção social da linguagem e de instrumentos com que os seres humanos melhor interferem no mundo anuncia o que será a tecnologia (Freire, 2004, p.74-75).”


Vem se afirmando que a presença constante do gestor junto ao tutor e ao discente garante a diminuição da insatisfação. E esta vem sendo apresentada com uma das estratégias para se combater a evasão.


Resposta: 6.4

O questionamento se no ensino a distância com ou sem momentos presenciais: o que é melhor?

Segundo os autores, Amaral, Santos, Scheneider e Mendonça(2007) “não se pode confundir a autonomia tão proclamada como condição necessária ao estudante da educação a distância com abandono. Cada unidade de Estudo possui um planejamento com datas e prazos a serem cumpridos.”

Nos encontros presenciais estas questões, também, podem ser trabalhadas.

MENDONÇA, Marina. SCHENEIDER, Adriana. SANTOS, Ilvanise. AMARAL Celi. GESTÃO EM EAD EM DUAS DIMENSÕES: o tempo e o risco - site: http://aveb.univap.br/opencms/opencms/sites/ve2007neo/pt-BR/imagens/27-06-07/Universidade/trabalho03_cer_anais.pdf. Acessado em 06.12.2008


FAVERO, Rute Vera Maria, DIALOGAR OU EVADIR: EIS A QUESTÃO!: Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância, no Estado do Rio Grande do Sul. 2006. Porto Alegre: UFRGS, 2006. 169 p. Dissertação de Mestrado. Site: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25103.pdf. Acesso em 06.12.2008

A evasão a distância: como combater?

A Evasão na Educação à Distância: Será Motivos de Preocupação? Como Cobater?

A Evasão à Distância é um tema polêmico, visto que não adianta desenvolver todo um trabalho técnico de planejamento, preparação e implementação se não se pensar em um acompanhamento sistemático deste trabalho de forma que os alunos participantes não se sintam desmotivados a deixarem o curso antes de sua finalização.


Pontes (2000) enfatizando a atenção que se deve ter para a questão das conseqüência que podem gerar desmotivação para a EAD, coloca que “Se nos podemos legitimamente se entusiasmar com as possibilidades que as TIC trazem para a atividade educativa, nem por isso devemos deixar de estar alerta para o que podem ser as suas consequências indesejáveis na atividade humana.


Na verdade, este trabalho deve ser muito mais interativo que os trabalhos desenvolvidos anteriores, para isso o sucesso depende de quem o exerce, assim o professor-tutor tem um papel fundamental neste processo principalmente porque ele é quem realmente interage com o aluno de forma que o deixe sempre motivado para o estudo.
A questão pedagógica também tem importante papel, visto que ela influencia na forma como esses alunos podem realmente aprender nesse processo inovativo de ensino.
Fato relevante se refere também aos aspectos tecnológicos principalmente porque tais alunos precisam dominar as ferramentas de informática nos seus mais diversos aspectos de uso. Tais ferramentas podem serem enumeradas como chats, fórum, bloogs e outras que de alguma forma evidenciam o sucesso do trabalho.
O conhecimento do aluno nas suas mais diversas particularidades pelo professor-tutor é também importante para trabalhar as particularidades de cada um para melhor ser trabalhado não só em termos de desenvolvimento, mas também nas melhores formas de interações.
Como pode-se perceber as preocupações são diversas e necessitam de serem trabalhadas visto que elas não estão ao acaso. Na verdade vários questionamentos sobre esta modalidade favorecem pesquisas que os profissionais da área precisam desenvolver para poderem melhor trabalhar estas questões.
Assim, percebe-se também uma necessidade muito maior na realização de diversos tipos de estratégias de trabalhos, sejam elas em termos metodológicos, administrativos, pessoais e de infra-estrutura que podem denotar a necessidade de realizações de inúmeros projetos a serem aplicados ao longo do curso com objetivo de manter aluno firmemente no curso da qual ele ingressou.
Neste sentido Ferreira (2007) coloca que: “Acredita-se que, mediante a reflexão sobre o trabalho que realizam e sobre sua profissionalidade, professoras e professores elaboram seus projetos individuais e, em decorrência, também os projetos coletivos de gestão do pedagógico”.
O Projeto de treinamento para o professor trabalhar com objetivo de melhor incentivar o aluno na participação do curso pode ser viável na medida que esta modalidade é recente é com a realização deste projeto pode surgir idéias que por ventura possam trabalhar bem estas questões. Principalmente se estas idéias forem trabalhadas com termos técnicos e práticos para aplicação,
Outros projetos diversos compreendendo questões problemáticas de trabalho que favorecem um maior interesse dos alunos em termos de metodologia como também em termos de conhecimento podem serem viáveis para trabalhar este fim tão almejado. Assim, projetos de cursos sobre ..



FERREIRA, Liliana soares ferreira. Gestão Pedagógica: Trabalho e Profissionalidade dos Professores e Professores. OEI – Revista Ibero Americana de Educacíon.Nº 45.Ed. Set/Dez/2007.
PONTE, João Pedro. Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação dos Professores: Que Desafios?. Revista Ibero Americana Nº 24. Ed. Set./Dez.2002.