sábado, 6 de dezembro de 2008

Projeto de Pesquisa:Análise das Possibilidades de Mutação da Civilização Global nos Aspectos Tangentes da Educação à Distância versus Educação Formal

Tema: Análise das Possibilidades de Mutação da Civilização Global nos Aspectos Tangentes da Educação à Distância versus Educação Formal.


1.Introdução

O desafio de uma nova tecnologia na área de educação se contrapõe ao paradigma do ensino tradicional, das resistências culturais (preconceitos), das condições sócio-econômicas que determinam um acesso limitado a esta nova modalidade de ensino.
Este trabalho defende o argumento de que ambas as modalidades de ensino podem se integrar numa comunhão de métodos e técnica de ensino que favorecem a aprendizagem de uma forma integrada na sociedade atual.

Colocação do Problema

O Ensino tradicional de certa forma possui certo comodismo no que se refere à falta de experimentação constantes, quando muito a evolução se deu de forma acentuada, perpassada por estudos seqüenciais onde o conhecimento surgia de uma forma compassada e as vezes até sem uma ruptura de paradigmas que pudessem evidenciar as novas mudanças.
Diante do que foi exposto faz-se a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as possibilidades de mutação da civilização global em relação aos aspectos da Educação à Distância versus à Educação Formal.

1.1 Objetivos

1.1.1 Objetivo Geral

- Identificar as possibilidades existentes de mutação na sociedade global referentes aos aspectos da educação à Distância versus Educação Formal.

1.1.2 Objetivos Específicos

- Levantar informações sobre a forma de se trabalhar a educação formal na atualidade.
- Levantar informações sobre a forma de se trabalha a educação à Distância na atualidade.


1.2 Justificativa

Conhecer a forma como se estar caminhando o ensino de um modo geral é fundamental para estabelecer considerações acadêmicas e técnicas de trabalho que venham melhorar a evolução interdisciplinar do ensino à distância e formal no Brasil.
Desenvolver pesquisas focando este tema pode contribuir para a evolução do ensino de forma que a mutação da civilização global atenda um desenvolvimento único interdisciplinar entre estas duas modalidades de ensino tão importantes para a sociedade no contexto atual.


2.Referencial Teórico

2.1 Civilização Global.
2.2 Educação a Distância
2.3 Educação Formal
2.4 Mutações da Civilização Global no Ensino


3. Cronograma

06.12.2008 – Redação do Projeto
07.12.2008 – Editar no Blog
10.12.2008 – Análise do Projeto
11.12.2008 – Avaliação do Projeto

4.Orçamento

Orçamento total compreendendo R$ 2.000,00 (Dois mil Reais) para despesas de material, transporte e pessoas.


5. Referências Bibliográficas

www.eca.usp.br/prof/morin/dist.htm
http://www.youtube.com/watch?v=08rVXi55yjE&eurl=http://sites.google.com/site/joaojosefonseca/tarefas
http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n131/a1437131.pdf
http://blogs.universia.com.br/professordefilosofia/2008/03/09/educacao-formal-e-nao-formal/
http://animarparaeducar.blogspot.com/2007/03/educao-formal-no-formal-e-informal.html

4 comentários:

Professora kilvia disse...

O projeto está muito bom, mas eu não concordo com uma coisa, quando se diz que a educação formal está acomodada. Na minha realidade estamos sempre nos atualizando pedagogicamente e tecnicamente.Então, como sugestão, revejam esse aspecto. Podemos estar muito aquem do necessário mas também não estamos parados, em se falando de educação formal.
Já trabalho com meus alunos fóruns de discussão, cada um tem seu gmail e pode fomar seus grupos.Não é uma mistura de educação formal e Ead?
Prof. Kilvia da Costa

Trilhando o aprender à distância no Brasil disse...

Parabéns ao grupo do blog Combate à evasão na EAD quanto ao aspecto visual bem claro e limpo. Senti fala apenas de imagens e quanto ao power point não consegui fazer conexão ao conteúdo. Um ponto que me chamou atenção foi o projeto de pesquisa, por sinal bem elaborado, no entanto concordo com a colega Kilvia no que se refere a educação formal, podemos sim mudá-la acrscentando as novas ferramentas da informação como chats, emails, blogs e webcast, pois também tenho essa experiência em sala de aula com meus aunos, que exploram muito bem o site da escola que possui todas essas ferramentas citadas. Acredito que o professor ciente de seu papel como motivador em todos os âmbitos constribui e contribuirá em muito no progresso da Educação. Mais uma vez parabésn, pois o grupo trouxe em seu blog assuntos pertinente à discussão no Ensino à Distância. Marília Costa

O PAPEL DO TUTOR EM EAD disse...

Oi Pessoal, o blog de voces está muito bom nos aspectos textuais,
o conteúdo é excelente, porém o seu layout está muito branco, passando a impressão de que só tem texto e a apresentação de powerpoint nada tem a ver com o assunto abordado.
Parabéns pelo conteúdo, com algumas poucas modificações ele também pode ficar rico em formato.

Romulo Nunes

THERESA ZARANZA disse...

Parabéns ao grupo pelo blog construído.Os textos de fato são motivadores e apresentam sustentabilidade teórica.No que diz respeito
ao layout acredtiamos que poderia ter um pouco mais de imagens que tivessem uma relação com os textos apresentados.
Consideramos que o blog possibilitou uma
aplicabilidade pedagógica