sábado, 6 de dezembro de 2008

A evasão a distância: como combater?

A Evasão na Educação à Distância: Será Motivos de Preocupação? Como Cobater?

A Evasão à Distância é um tema polêmico, visto que não adianta desenvolver todo um trabalho técnico de planejamento, preparação e implementação se não se pensar em um acompanhamento sistemático deste trabalho de forma que os alunos participantes não se sintam desmotivados a deixarem o curso antes de sua finalização.


Pontes (2000) enfatizando a atenção que se deve ter para a questão das conseqüência que podem gerar desmotivação para a EAD, coloca que “Se nos podemos legitimamente se entusiasmar com as possibilidades que as TIC trazem para a atividade educativa, nem por isso devemos deixar de estar alerta para o que podem ser as suas consequências indesejáveis na atividade humana.


Na verdade, este trabalho deve ser muito mais interativo que os trabalhos desenvolvidos anteriores, para isso o sucesso depende de quem o exerce, assim o professor-tutor tem um papel fundamental neste processo principalmente porque ele é quem realmente interage com o aluno de forma que o deixe sempre motivado para o estudo.
A questão pedagógica também tem importante papel, visto que ela influencia na forma como esses alunos podem realmente aprender nesse processo inovativo de ensino.
Fato relevante se refere também aos aspectos tecnológicos principalmente porque tais alunos precisam dominar as ferramentas de informática nos seus mais diversos aspectos de uso. Tais ferramentas podem serem enumeradas como chats, fórum, bloogs e outras que de alguma forma evidenciam o sucesso do trabalho.
O conhecimento do aluno nas suas mais diversas particularidades pelo professor-tutor é também importante para trabalhar as particularidades de cada um para melhor ser trabalhado não só em termos de desenvolvimento, mas também nas melhores formas de interações.
Como pode-se perceber as preocupações são diversas e necessitam de serem trabalhadas visto que elas não estão ao acaso. Na verdade vários questionamentos sobre esta modalidade favorecem pesquisas que os profissionais da área precisam desenvolver para poderem melhor trabalhar estas questões.
Assim, percebe-se também uma necessidade muito maior na realização de diversos tipos de estratégias de trabalhos, sejam elas em termos metodológicos, administrativos, pessoais e de infra-estrutura que podem denotar a necessidade de realizações de inúmeros projetos a serem aplicados ao longo do curso com objetivo de manter aluno firmemente no curso da qual ele ingressou.
Neste sentido Ferreira (2007) coloca que: “Acredita-se que, mediante a reflexão sobre o trabalho que realizam e sobre sua profissionalidade, professoras e professores elaboram seus projetos individuais e, em decorrência, também os projetos coletivos de gestão do pedagógico”.
O Projeto de treinamento para o professor trabalhar com objetivo de melhor incentivar o aluno na participação do curso pode ser viável na medida que esta modalidade é recente é com a realização deste projeto pode surgir idéias que por ventura possam trabalhar bem estas questões. Principalmente se estas idéias forem trabalhadas com termos técnicos e práticos para aplicação,
Outros projetos diversos compreendendo questões problemáticas de trabalho que favorecem um maior interesse dos alunos em termos de metodologia como também em termos de conhecimento podem serem viáveis para trabalhar este fim tão almejado. Assim, projetos de cursos sobre ..



FERREIRA, Liliana soares ferreira. Gestão Pedagógica: Trabalho e Profissionalidade dos Professores e Professores. OEI – Revista Ibero Americana de Educacíon.Nº 45.Ed. Set/Dez/2007.
PONTE, João Pedro. Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação dos Professores: Que Desafios?. Revista Ibero Americana Nº 24. Ed. Set./Dez.2002.

3 comentários:

O PAPEL DO TUTOR EM EAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O PAPEL DO TUTOR EM EAD disse...

Diante do que vi no texto contigo neste blog, ele apresenta uma exposição de motivos para se questionar sobre a evasão no EAD; com relação ao referencial teorico nos estimula a uma futura aprofundação sobre o tema.
Parabens!
Samile Lima

elopotiguar disse...

Gostei muito do Blog, faltou um pouco de cor. A visuaoização no meu ponto de vista merecia mais destaques.
Um abraço